top of page

Metodologias Ativas para a Sala de Aula

Foto do escritor: AdminAdmin

O Colégio Fractal entende que atualmente o cenário são de alunos conectados, conteúdo disperso, redes de conhecimento, problemas complexos, informação disponível e facilmente acessível a toda hora em qualquer lugar, videoaulas, plataformas de educação online...diante deste contexto nosso tempo pede um outro tipo de educação, uma educação voltada para a aprendizagem e não apenas para o ensino.

Para isto tem repensado uma aprendizagem com sentido, voltada para a vida, para as questões práticas da vida do aluno, que desenvolva conteúdos, mas também competências e habilidades como autonomia, capacidade de trabalhar em equipe, ouvir o outro, apresentar suas ideias de forma clara e, sobretudo, a capacidade para buscar o conhecimento. O aluno do século XXI já não é mais aquele aluno passivo que só recebe a informação transmitida pelo professor, o detentor do saber. O aluno do nosso tempo exige um outro tipo de professor, alguém que saiba mediar o conhecimento e facilitar o aprendizado, um professor que ajude o aluno a discernir o que faz sentido no mar de informações, um professor curador e cuidador, que ensine também a selecionar, analisar, discutir e dialogar, um professor humanizado que entenda das habilidades socioemocionais, que integre razão e emoção, conteúdo e método, teoria e prática.

Um professor que esteja disposto à mudança, aberto à mudança, que seja um anfitrião do saber. Neste contexto é que aparecem as metodologias ativas que vão envolver os alunos em todo o processo de aprendizado, desenvolvendo a autonomia, o gosto por aprender, a busca, o prazer de aprender. Para isso precisamos de objetivos claros, um planejamento flexível, métodos e técnicas envolventes que sensibilizam e mobilizam e uma disposição para a mudança, uma abertura para o novo, o que se dá na aprendizagem viva, ativa, em tempo real. Nos dias 17 a 19 de dezembro realizamos esta jornada - Metodologias Ativas para a Sala de Aula.

O convite é para a mudança, aceitar o desafio de repensar a sua prática pedagógica e abrir-se para uma infinidade de possibilidades, aproveitando o poder do grupo e a inteligência coletiva para lidar com os desafios complexos do nosso tempo.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page