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Formação de Professores na Era da Complexidade


A Especialização em Formação de Professores na Era da Complexidade propõe o inadiável diálogo entre a ciência e outros conhecimentos do mundo. Problematiza a Educação formal que, predominantemente, é ancorada na fragmentação disciplinar e na superespecialização da ciência e por assim dizer se descuida da formação de cidadãos para a vida. O descompasso entre o avanço tecnológico e as ciências humanas repercute, irremediavelmente, na incomunicabilidade entre distintas áreas do conhecimento e na sua incapacidade APRESENTAÇÃO DO CURSO IPOG BLENDED LEARNING para religar o tema e seu contexto, seu entorno. Todo conhecimento implica multiplicidade de experiências e saberes: isso constitui o processo vital de todo sujeito. Religar a diversidade dos saberes e compartilhá-los é a principal proposta de uma educação para a complexidade. O exercício do pensamento complexo se apresenta como aposta ética, epistemológica e uma estratégia cognitiva para compreender a complexidade dos fenômenos do mundo.

O Professor é o mediador entre os saberes e suas múltiplas aplicabilidades. É necessário, portanto, instrumentalizá-lo para que possa tramitar de forma transversal e interdisciplinar compreendendo as mais variadas demandas do ser humano em uma sociedade complexa. Trata-se, portanto, de um efetivo posicionamento da Educação frente à uma compreensão profunda do sujeito. Um Professor que possuirá uma capacidade de olhar para o aluno, não em sua abordagem etimológica como o “sem luz”, mas vê-lo em sua essência. A aprendizagem é um fantástico movimento que a maioria dos Professores não estão aptos a ver, pois estão demasiadamente envolvidos com ações que são de outra ordem.


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